Programas presenciais | Voltar para a página anterior

Estágio Participação

Estágio Participação topo

O Estágio Participação é um programa voltado a estudantes universitários de todas as áreas de formação que tem o objetivo de estimular a participação democrática e cidadã por meio de atividades que propiciem conhecimento sobre o Poder Legislativo. É uma oportunidade para acompanhar de forma interativa a atividade da Câmara dos Deputados, compreendendo o papel da instituição para a democracia e a complexidade do processo legislativo, e também as discussões atuais que ocorrem no Parlamento.

A participação no programa pretende trazer a este público o entendimento de que os debates, votações e decisões que ocorrem no Congresso Nacional têm grande impacto em sua vida. Por isso, a cada edição, haverá um tema em destaque que será debatido e explorado pelos estudantes: Reforma Política, acessibilidade e saúde são exemplos de temas que estarão em discussão nas edições do Estágio Participação.

A dinâmica do Estágio Participação está baseada no cumprimento de tarefas ou “missões” que serão lançadas aos estudantes durante três dias de vivência na Câmara dos Deputados, relacionadas ao tema em debate. A partir de orientações recebidas, os participantes buscarão de diversas formas todas as informações necessárias para o cumprimento das missões, como conversar com técnicos da Câmara, entrevistar deputados, fazer pesquisas no Portal da Câmara, nas redes sociais, nos veículos de comunicação, dentre outras.

O resultado das missões cumpridas pelos estudantes será divulgado por meio da página #tonacamara, permitindo maior interação entre os universitários que têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o dia a dia do Poder Legislativo.

Toda a programação é baseada na autonomia e no protagonismo dos universitários e valoriza a aproximação e a interação dos jovens com o Parlamento e com os Deputados. Desta maneira, pretende-se estimular o envolvimento com a política e a atuação cidadã dos participantes, incentivando a participação democrática.

Calendário 2018 

EDIÇÃO TEMA QUIZ* RESULTADO DO QUIZ* REALIZAÇÃO* REGULAMENTO
MARÇO SEGURANÇA PÚBLICA 05 a 08/02 14/02 19 a 21/03 Edição de março
MAIO MÍDIA, FAKE NEWS E ELEIÇÕES 19 a 22/03 26/03 07 a 09/05 Edição de maio

Retificação do Regulamento
AGOSTO A REGULAMENTAÇÃO DO ESPORTE ELETRÔNICO (E-SPORT) Edição cancelada
OUTUBRO CENÁRIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 13 a 16/08 20/08 08 a 10/10 Edição de outubro
NOVEMBRO OS TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 17 a 20/09 24/09 26 a 28/11 Edição de novembro

*Datas sujeitas a alterações.

Processo seletivo

A participação no programa se dará por meio de um processo seletivo mensal, que consistirá em o candidato responder um quiz com perguntas a respeito de assuntos relacionados à Câmara dos Deputados e temas da atualidade em debate na Casa Legislativa.

Os candidatos serão classificados segundo a nota obtida no quiz, calculada automaticamente pelo sistema considerando-se o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder as perguntas. O quiz foi elaborado em formato de jogo, com duração inicial de 5 minutos, em que cada resposta certa gerará ao candidato um acréscimo de segundos, e cada resposta errada descontará segundos no tempo total. Todo mês haverá uma nova chance de participar.

Os 50 candidatos melhor classificados serão convocados por e-mail para realizar a inscrição no Programa Estágio Participação. Em caso de empate na colocação, será selecionado o candidato que estiver no semestre mais avançado e caso persista o empate, o mais velho.

Confira aqui algumas dicas para participar do Quiz:
 

  • Você pode participar do Quiz quantas vezes quiser, sem limites!!! Isso mesmo! Durante o período de seleção, você pode entrar e refazer o Quiz até que esteja satisfeito com a sua nota…
  • Ou seja, você tem a oportunidade de estudar o tema e as questões que são postas no Quiz, aprimorando o seu desempenho. 
  • Além disso, a cada resposta certa, você ganha mais tempo para responder mais questões e isso influencia a sua pontuação final também!

      ACESSE AQUI O LINK DO QUIZ DE NOVEMBRO – OS TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

Ranking e lista dos convocados a realizar a inscrição

Aviso nº 01, de 15-02-2018 – Resultado do quiz da edição de março – Segurança pública

Aviso nº 01, de 26-03-2018 – Resultado do quiz da edição de maio – Mídia, fake news e eleições

Aviso nº 01, de 20-08-2018 – Resultado do quiz da edição de outubro – Cenários para Educação brasileira

Aviso nº 01, de 24-09-2018 – Resultado do quiz da edição de novembro – Os trinta anos da Constituição Cidadã

Inscrições

Após a divulgação do resultado e a convocação por e-mail, os candidatos selecionados deverão proceder à inscrição no Programa Estágio Participação, encaminhando via e-mail para inscricaoep.cefor@camara.leg.br os seguintes documentos, datados e assinados:

  • Formulário de inscrição, conforme modelo;
  • Autodeclaração de saúde, mencionando inclusive se é portador de alguma necessidade especial, ou se possui alguma restrição de saúde, conforme modelo;
  • Cópia da carteira de identidade e CPF;
  • Declaração da instituição em que conste que o aluno está regularmente matriculado, bem como o curso e o semestre que está cursando.

Para participar, os estudantes deverão ser universitários, brasileiros e, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos. Estudantes de pós-graduação também poderão se inscrever.

O Estágio Participação e o Estágio-Visita são programas voltados ao mesmo público, estudantes universitários. Portanto, cada estudante poderá participar de apenas um deles.

 Participação no programa

As atividades têm início na segunda-feira às 14h e término na quarta-feira às 18h30.

Os 50 (cinquenta) participantes selecionados terão as seguintes despesas arcadas pela Câmara dos Deputados:

  • hospedagem, tipo alojamento, de 3 (três) diárias, iniciando na segunda-feira às 7h e finalizando na quinta-feira às 12h;
  • alimentação durante a realização do programa, a qual consistirá em 3 (três) refeições por dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde, em local designado pela Câmara dos Deputados. Não será oferecido jantar;
  • traslado entre o alojamento e o local de realização das atividades do Programa.

A Câmara dos Deputados NÃO arcará com as despesas referentes ao deslocamento do estudante entre sua cidade de origem e Brasília.

Os estudantes devem aguardar a confirmação da inscrição por parte do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) antes de proceder à compra das passagens.

É obrigatória a presença em todas as atividades constantes na programação oficial. O participante que obtiver 100% de aproveitamento das atividades do Programa receberá um certificado de participação emitido pelo Cefor.

Edição 2017