Programas presenciais | Voltar para a página anterior

Estágio-Visita de Curta Duração

Programa presencial Estágio-Visita de Curta Duração

O Programa

A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004. O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

O programa é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

Quem pode participar?

Estudantes universitários de todas as áreas de formação regularmente matriculados. Estudantes de pós-graduação também estão habilitados a participar do Estágio-Visita.

Caberá aos estagiários participantes cumprir fielmente as obrigações previstas no Termo de Compromisso de Estágio, cuja minuta poderá ser acessada aqui.

O que a Câmara dos Deputados oferece aos estudantes?

Além da formação e vivência no Parlamento, a Câmara oferece aos participantes:

  • Ajuda de custo de R$150 por dia para arcar com as despesas de hospedagem e alimentação durante a realização do programa
  • Certificado de participação, desde que o estudante tenha presença comprovada em 100% das atividades da programação

Calendário 2020

ATENÇÃO! A realização do Estágio Visita de Curta Duração está suspensa em razão das regras estabelecidas pelo Ato da Mesa 118/2020. Os estudantes já inscritos para as edições de março e abril terão suas vagas asseguradas nas duas primeiras edições de 2020, em datas a serem confirmadas.


Como fazer a inscrição

A inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, 1 (um) estudante universitário para integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 80 (oitenta) alunos.

O estudante interessado deverá entrar em contato com o gabinete do Deputado Federal que representa seu estado e solicitar sua indicação. Confirmada a indicação, deverá enviar por e-mail ao gabinete as seguintes informações e documentos digitalizados:

  • Informações do estudante: nome completo, data de nascimento, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial, cidade e UF, CEP, nome do pai e nome da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica;
  • Cópia de identidade e CPF;
  • Comprovação de matrícula na Instituição de Ensino (do mesmo semestre da edição que deseja participar);
  • Autodeclaração de saúde preenchida e assinada, conforme modelo.
  • Termo de Compromisso para concessão de diárias, conforme modelo e seguindo as orientações de preenchimento

Recebida a documentação do estudante, o gabinete parlamentar procederá à inscrição online utilizando sistema próprio disponível na intranet da Câmara dos Deputados no dia previsto no calendário acima a partir das 11h. O sistema somente estará disponível enquanto as inscrições estiverem abertas.

Confirmada a inscrição, o gabinete deverá enviar o formulário preenchido e os demais documentos enviados pelo estudante, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, ao Serviço de Estágios, por meio de sistema próprio da Câmara dos Deputados – o e-doc (serves.ut). A documentação só será aceita nestas condições.

Somente participarão do estágio os alunos que receberem, por parte do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), e-mail ou telefonema confirmando sua inscrição regular no Programa.

O indicado só poderá participar do Programa uma única vez. Caso não compareça às atividades, será considerado reprovado e não poderá ser indicado novamente. Havendo desistência, esta deverá ser comunicada até 2 (dois) dia úteis antes do início do Programa. Nesse caso, o universitário poderá receber nova indicação do mesmo ou de outro parlamentar, respeitado o limite de 1 (uma) indicação semestral por parlamentar.

Gabinete, acesse o link para fazer a inscrição do estudante. O sistema somente estará disponível durante o período de inscrições. Após o preenchimento, encaminhar a documentação via e-Doc. Clique no PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO ESTÁGIO VISITA. Só será aceita documentação via e-Doc.

ATENÇÃO!

Reiteramos a necessidade de aguardar a confirmação da inscrição por parte do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) antes de proceder à compra das passagens.

Informações

  • Sobre inscrições: Serviço de Estágios do Cefor – (61) 3216-7673/ 7641/ 7643/ 7677
  • Sobre o programa: Coordenação de Educação para a Democracia do Cefor – (61) 3216-7623/ 7624/ 7635