WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

2100 educadores e educadoras concluíram o curso Educação para Democracia e o Parlamento.
450 educadores e educadoras participaram da formação completa e desenvolveram um projeto de educação para democracia em suas escolas.

Quem pode participar

Professores regentes, coordenadores pedagógicos, orientadores pedagógicos e diretores escolares. É preciso ter graduação concluída e estar atuando nos ensinos fundamental ou médio em escolas públicas.

O que você vai aprender

A capacitação é organizada em duas trilhas de aprendizagem:
Conhecendo o papel do Legislativo para a democracia: cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva
Atuando como agente de educação para democracia na escola: conceitos e metodologias para atuar como agentes de ações de educação para democracia nas comunidades escolares

Como funciona

Depoimentos

1. Diogo Jordão, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

A participação no Missão Pedagógica foi uma rica oportunidade para melhorar a minha formação visando atuar no preparo dos meus alunos para a vivência democrática na escola e na sociedade. Com o Programa pude aprender novas metodologias que estão contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

2. Rafael Matos, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

Saí de Brasília no último dia com misto de ter sido “paparicado” enquanto professor como nunca fui, me senti valorizado, amado e ouvido. Trouxe comigo o Brasil! Através de colegas que se tornaram amigos de luta pela educação democrática e cidadã até hoje, seguimos com ações acreditando nesse ideal.

3. Maria das Dores Rosa, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

Participar do Missão Pedagógica no Parlamento foi uma experiência incrível. A oportunidade de conviver com culturas diversificadas e poder trabalhar como o tema Educação para a Democracia com a comunidade escolar, foi algo gratificante! Os conhecimentos adquiridos levarei comigo por toda a vida!

4. Hedgard da Silva, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

Foi aguçar a atenção para a prática pedagógica com princípios democráticos e a educação para democracia, entrar em contato com profissionais da educação de diferentes regiões, construir uma rede de diálogos e reencantar o trabalho docente pelo esperançar na educação como práxis transformadora.

5. Raimundo Dias da Costa, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

A formação a distância e presencial, conhecimento de trâmites legais no Parlamento Federal Brasileiro; Estrutura pedagógica, temas abordados; interlocutores; personagens inspiradoras; o como tratar a democracia nas escolas; a disposição dos professores participantes, foram inspiradores. GRATIDÃO!

6. Marília Narvaqui, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

O programa revolucionou meu olhar e hoje me percebo muito mais atenta às vozes dos estudantes. A estratégia de não entregar apenas um conceito teórico de Educação para Democracia, mas vivenciá-la com o grupo é brilhante – o Missão nunca acaba: renasce todos os dias em cada escuta da sala de aula.

7. Sthefanie Salge Duarte, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

Participar do Programa Missão Pedagógica ampliou meus horizontes como educadora porque me permitiu refletir sobre nosso papel na formação de cidadãos e cidadãs para além das salas de aula. Aliar as reflexões às vivências escolares por meio dos projetos que nos incentivou a ressignificar nossa práxis.

8. Taciana Rocha Brito, participante do Missão Pedagógica no Parlamento

O MP foi a experiência mais significativa de toda minha vida docente. A formação a distância e presencial foi tudo muito inspirador! As experiências práticas na câmara intensificaram minha consciência política e democrática. E aplicar um projeto que trouxe sentido para os alunos foi inesquecível!

Aguardando novas datas.

Normas e regulamentos

Edital lançado a cada edição.

WhatsAppEmailFacebookTwitter

Materiais relacionados

Veja aqui alguns conteúdos que fazem parte deste programa

Fotografia colorida que mostra uma mulher ao centro, de costas, olhando para o lado. Ela tem camisa azul clara, carrega num dos ombros uma mochila azul, tem cabelos negros amarrados num coque. Em frente a ela, a paisagem urbana com casas, prédios e muros desgastados e pichados. Ao fundo, são vistos prédios altos.

MATERIAL - Vídeo, 03m27s

O que é Educar para Democracia?
Imagem gráfica que mostra sete imagens com molduras de fotografias pregadas num mural. Duas imagens mostram cenas escolares onde se veem vários estudantes, outra imagem mostra o desenho de uma escola, outra mostra uma peça teatral. Uma das imagens é o desenho de uma engrenagem, outro desenho mostra uma lâmpada. Por último, um desenho mostra uma pessoa negra. O fundo onde as imagens estão pregadas é branco.

MATERIAL - Multimídia

Educação para democracia: escrevendo novas histórias
Imagem gráfica que mostra uma aquarela, em tons de amarelo, ocupando quase toda a tela. No lado esquerdo da foto, está desenhado, em preto e branco, um ramo de flores.

MATERIAL - Texto

Aquarela da cidadania: cores de uma educação transformadora
Imagem gráfica com 5 pessoas (3 homens e 2 mulheres) ocupando toda a metade inferior. As pessoas estão conversando entre si e acima delas pairam balões de fala com emojis. O fundo é um bege mesclado.

MATERIAL - Texto

Democracia na escola: reflexões, conversas e práticas
Fotografia colorida do rosto de uma jovem branca, com cabelos longos cacheados e batom rosa. Ela ocupa o lado direito da imagem e olha para o lado esquerdo, como se estivesse falando com alguém. Ao fundo, um ambiente escolar, em que se veem algumas carteiras escolares reunidas.

MATERIAL - Vídeo, 16min49s

Escola Cidadã: educando para a democracia