Programas presenciais | Voltar para a página anterior

Missão Pedagógica no Parlamento

Missão Pedagógica topo

O programa “Missão Pedagógica no Parlamento” é uma capacitação em educação para democracia destinada a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo Brasil.

Esta iniciativa visa formar professores comprometidos com a disseminação de práticas educativas para o fortalecimento da democracia, privilegiando a escola como espaço para o aprendizado e a vivência de valores democráticos e de participação cidadã.

O conteúdo do programa é organizado em duas trilhas de aprendizagem:

Conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva.

Atuando como agente de educação para democracia na escola: oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

O programa

A capacitação é dividida em dois módulos: uma formação presencial durante uma semana em Brasília, que ocorre geralmente no mês de junho; e uma formação na modalidade de educação a distância, no período de agosto a novembro.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. São privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais, como aulas dialogadas, oficinas, simulações e debates. As despesas para participação no encontro presencial em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Durante o módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse.

Processo seletivo

Para participar do programa, os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. São disponibilizadas para o curso 16 vagas por estado e DF, totalizando 432 vagas preenchidas por sorteio eletrônico. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento.

Para se candidatar, o educador deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os estudantes.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados com carga horária de 120 horas.

Os educadores que foram aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não foram selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento recebem Certificado com carga horária de 30 horas.

  Cronograma 2018
Lançamento do Edital do processo seletivo  
Inscrições Até 13 de dezembro de 2017
Divulgação do resultado do sorteio eletrônico 15 de dezembro de 2017*
Processo seletivo: Curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento” 19 de fevereiro a 6 de abril de 2018
Divulgação do resultado final do processo seletivo 7 de maio de 2018*
Fase Presencial 3 a 8 de junho de 2018
Fase a distância: Módulo de aplicação 30 de julho a 9 de novembro de 2018

*Data prevista

 

  Destaques 2018
   

 

Edição 2017